|
Respostas
|
Data Resposta: 5/19/2008 4:17:21 AM
|
|
LAURO LUIZ DA CONCEIÇÃO
|
Eai Maurício, fiz o algoritmo, gostaria que voce corrigisse pra mim.
eu fiz uma rotina enquanto faca utilizando variavel inteiro, pois não sei usar o logico para condição SIM OU NAO ainda.
algoritmo "calculadora - Lauro Calc - V 1.0" // Função : // Autor : Lauro Luiz da Conceição // Data : 18/5/2008 término : às 04:00 hs da manhã. // Seção de Declarações var valor:vetor[1..5]de real // variavel vetor com cinco posições para receber os valores para calculo result:vetor[1..5]de real // variavel vetor com cinco posições para operação opera:vetor[1..5]de caractere // variavel para receber o sinal de operação multip,oper,opcao:caractere // variavel que representa o sinal da operação vtreta,vtpos,posic2:inteiro // variavel para acolher os valores digitados para calculo logic:inteiro
inicio logic<-1 enquanto logic<3 faca vtreta<-1 vtpos<-1 posic2<-2 escreval (" ") escreval (" PROGRAMA LAURO CALC - V 1.0") escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval (" ") escreval (" Informe os valores para calculos até cinco posições ") para vtreta de 1 ate 5 faca escreval (" ") escreva ("=> ",vtreta,"º valor para calculo : ") leia(valor[vtreta]) fimpara escreval (" ") escreval ("------------------------------------------------------") escreval ("Utilize apenas os sinais /, *, - ou + no campo abaixo:") para vtpos de 1 ate 4 faca escreval ("------------------------------------------------------") escreva ("Qual e a operação da ",vtpos,"ª para ",posic2,"ª posição: ") leia(opera[vtpos]) posic2<-posic2+1 fimpara escolha opera[1] caso="/" result[1]<-(valor[1]/valor[2]) caso="+" result[1]<-(valor[1]+valor[2]) caso="-" result[1]<-(valor[1]-valor[2]) caso="*" result[1]<-(valor[1]*valor[2]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha escolha opera[2] caso="/" result[2]<-(result[1]/valor[3]) caso="+" result[2]<-(result[1]+valor[3]) caso="-" result[2]<-(result[1]-valor[3]) caso="*" result[2]<-(result[1]*valor[3]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha escolha opera[3] caso="/" result[3]<-(result[2]/valor[4]) caso="+" result[3]<-(result[2]+valor[4]) caso="-" result[3]<-(result[2]-valor[4]) caso="*" result[3]<-(result[2]*valor[4]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha escolha opera[4] caso="/" result[4]<-(result[3]/valor[5]) caso="+" result[4]<-(result[3]+valor[5]) caso="-" result[4]<-(result[3]-valor[5]) caso="*" result[4]<-(result[3]*valor[5]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha limpatela escreval (" ") escreval (" PROGRAMA LAURO CALC - V 1.0") escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval (" ") escreval (" Como Foi Calculado os Valores Nas Seguintes Posições ") escreval (" ") escreval ("Expressão Numérica do Calculo => (",valor[1],opera[1],valor[2],")",opera[2],"(",valor[3],")",opera[3],"(",valor[4],")",opera[4],"(",valor[5],") = ") escreval (" ") escreval ("(",valor[1],opera[1],valor[2],") = ",result[1]) escreval ("(",result[1],opera[2],valor[3],") = ",result[2]) escreval ("(",result[2],opera[3],valor[4],") = ",result[3]) escreval ("(",result[3],opera[4],valor[5],") = ",result[4]) escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval ("") escreval ("") escreval ("") escreval ("") escreval ("-----------------------------------------------------------------------------") escreval ("Resultado do Calculo é => ",result[4]) escreval ("-----------------------------------------------------------------------------") escreval (" ") escreval (" ") escreva (" Deseja Realizar outro Calculo Sim ou Não - use S OU N ? :") leia (opcao) se opcao="S" entao escreval ("") logic<-1 senao logic<-6 fimse limpatela fimenquanto //Lauro Luiz RA 955698-2 REDE-UNIP ") fimalgoritmo // fim de algoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/19/2008 4:25:20 AM
|
|
LAURO LUIZ DA CONCEIÇÃO
|
Maurício,
Verifiquei após postar o algoritmo que a variável acima RESULT:VETOR[1..5]DE REAL foi criada com 5 posições para receber os resultados dos calculos.
porém eu só usei quatro posicões dentro do vetor, não sei se da erro, porque no teste não deu. mas o certo é :
RESULT:VETOR[1..4]DE REAL.
Valeu
Lauro Luiz RA 955698-2 REDE -UNIP
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/19/2008 9:05:56 AM
|
|
Mauricio Junior
|
Ok sem problemas.
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/21/2008 5:10:17 PM
|
|
LAURO LUIZ DA CONCEIÇÃO
|
E ai Mauricio,
Eu estou incluindo novo algoritmo desta atividade, pois detectei que o meu algoritmo acima pede necessariamente que seja digitado as cinco posições com valores, e não de 2 a 5, como você pediu. Diante disso eu fiz outro algoritmo que pede a quantidade de valores a serem calculados, a estrutura é cheia de frescura, mas consegui incluir conforme pede esta atividade.
algoritmo "calculadora - Lauro Calc - V 2.0" // Função : // Autor : Lauro Luiz da Conceição // Data : 18/5/2008 // Seção de Declarações var
vento1:vetor[1..5]de real vento2:vetor[1..5]de real vet3_car:vetor[1..4]de caracter ret_sn:literal par_vt1,par_vt2,par_vt3:inteiro opp_1,opp_2,opp_3,opp_4,enq_fac:inteiro
inicio par_vt1<-1 par_vt2<-1 par_vt3<-1 enq_fac<-1 opp_2<-1 enquanto enq_fac<2 faca limpatela escreval (" ") escreval (" APLICATIVO LAURO CALC - V.2") escreval (" Lauro Luiz Profº Mauricio Junior ") escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval (" ") escreva ("Quantos Números (de 2 à 5) Você Ké Calcular ? => ") leia(opp_1) opp_4<-opp_1 escolha opp_1 caso=2,3,4,5 escreval ("") escreval ("") opp_3<-opp_1-1 para par_vt1 de 1 ate opp_1 faca escreval ("") escreva (" Insira o ",par_vt1,"º Número => ") leia(vento1[par_vt1]) fimpara outrocaso limpatela interrompa fimescolha limpatela escreval ("") escreval (" APLICATIVO LAURO CALC - V.2") escreval (" Lauro Luiz Profº Mauricio Junior") escreval ("___________________________________________________________________________") escreval ("") escreval ("Escolha a Operação a ser Realizada Abaixo:") par_vt2<-1 escreval ("") escreval ("------------------------------------------") escreval (par_vt2,"ª posição contém o valor => ",vento1[par_vt2]) para par_vt3 de 1 ate opp_3 faca par_vt2<-par_vt2+1 escreva ("Operação :( /,*,-,+ ) => ") leia (vet3_car[par_vt3]) escreval ("-------------------------------------------") escreval (par_vt2,"ª posição contém o valor => ",vento1[par_vt2]) escreva ("") fimpara escolha vet3_car[1] caso ="/" vento2[1]<-vento1[1]/vento1[2] caso ="*" vento2[1]<-vento1[1]*vento1[2] caso ="+" vento2[1]<-vento1[1]+vento1[2] caso ="-" vento2[1]<-(vento1[1]-vento1[2]) fimescolha escolha vet3_car[2] caso ="/" vento2[2]<-vento2[1]/vento1[3] caso ="*" vento2[2]<-vento2[1]*vento1[3] caso ="+" vento2[2]<-vento2[1]+vento1[3] caso ="-" vento2[2]<-vento2[1]-vento1[3] fimescolha escolha vet3_car[3] caso ="/" vento2[3]<-vento2[2]/vento1[4] caso ="*" vento2[3]<-vento2[2]*vento1[4] caso ="+" vento2[3]<-vento2[2]+vento1[4] caso ="-" vento2[3]<-vento2[2]-vento1[4] fimescolha escolha vet3_car[4] caso ="/" vento2[4]<-vento2[3]/vento1[5] caso ="*" vento2[4]<-vento2[3]*vento1[5] caso ="+" vento2[4]<-vento2[3]+vento1[5] caso ="-" vento2[4]<-vento2[3]-vento1[5] fimescolha limpatela escreval ("") escreval (" APLICATIVO LAURO CALC - V.2") escreval (" Lauro Luiz Profº Mauricio Junior ") escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval ("") escreval ("Resultado da Operação Matemática Abaixo:") escreval ("----------------------------------------") par_vt1:=1 para par_vt1 de 1 ate opp_4 faca escreval ("") escreval (par_vt1,"ª posição => ",vento1[par_vt1]) fimpara escreval ("") escreval ("") escolha opp_4 caso =2 escreval ("---------------------------------------------------------------------------") escreval (" Expressão Numérica => (",vento1[1]," )",vet3_car[1],"(",vento1[2]," )") escreval ("") escreval ("O resultado do Calculo é => ",vento2[1]) caso =3 escreval ("---------------------------------------------------------------------------") escreval (" Expressão Numérica => (",vento1[1]," )",vet3_car[1],"(",vento1[2]," )",vet3_car[2],"(",vento1[3]," )") escreval ("") escreval ("O resultado do Calculo é => ",vento2[2]) escreval ("") caso =4 escreval ("---------------------------------------------------------------------------") escreval (" Expressão Numérica => (",vento1[1]," )",vet3_car[1],"(",vento1[2]," )",vet3_car[2],"(",vento1[3]," )",vet3_car[3],"(",vento1[4]," )") escreval ("") escreval ("O resultado do Calculo é => ",vento2[3]) escreval ("") caso =5 escreval ("---------------------------------------------------------------------------") escreval (" Expressão Numérica => (",vento1[1]," )",vet3_car[1],"(",vento1[2]," )",vet3_car[2],"(",vento1[3]," )",vet3_car[3],"(",vento1[4]," )",vet3_car [4],"(",vento1[5]," )") // continuação da linha anterior escreval ("") escreval ("O resultado do Calculo é => ",vento2[4]) escreval ("") fimescolha escreval ("") escreval ("------------------------------------------------------------------------------") escreva ("Realizar outro Calculo Sim / Não - use S OU N ? :") leia (ret_sn) escreval ("") se ret_sn="S" entao escreval ("") enq_fac<-1 par_vt1<-1 senao enq_fac<-2 fimse limpatela fimenquanto fimalgoritmo // fim de algoritmo Lauro Luiz RA 955698-2 REDE-UNIP ")
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 7:27:46 PM
|
|
Márcio Paulo Loiola
|
Ola Professor.
Estou tendo muito dificuldade nesse exercício. poderia disponibilizar algum material teórico
Grato
Marcio Paulo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 7:35:36 PM
|
|
José Paulo da Silveira
|
Maurício,
Não consegui fazer rodar.
Espero aprender na próxima aula.
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 7:50:12 PM
|
|
Frederico Duarte
|
Mauricio,
Também estou com dificuldades.
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 9:03:27 PM
|
|
zenália gomes
|
Olá! Maurício, esse eu não consegui fazer. Obrigada!
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 10:27:12 PM
|
|
Maurício Alves
|
Maurício, não consegui fazer! Confesso que depois que vi o do nosso colega ai... complicou mais ainda!
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 10:49:57 PM
|
|
MARIA VIRGINIA PEREIRA DA SILVA
|
Mauricio, não adianta, por mais que eu tente, não consigo resolver esse algoritmo.
Virgínia
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/22/2008 11:26:35 PM
|
|
jerry adriane oliveira costa
|
Boa noite Mauricio!
Não tenho a menor noção de como realizar este exercício(11). Espero aprender.
Um abraço.
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/23/2008 11:34:08 AM
|
|
ivanildo moreira
|
OLA MAURICIO! EU NAO ESTOU TAMBEM NAO ESTOU MUITO DIFRENTE,, ESSE TA COMPLICADO,,, TENTEI FAZER SEM VETOR COM
AS OPÇOES CASO, E SEM LIMITES DE NUMEROS MAS TAMBEM NAO CONSIGUIR RODAR... MAS CONTINUAREI TENTANDO
ABRAÇOS,,,
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/23/2008 7:45:50 PM
|
|
PAULO ROBERTO VITRAL MOREIRA
|
Maurício, gozação tem hora. acho que se a resposta desse exercício é essa que o nosso colega apresentou aí, eu te pergunto: Qdo foi que vc deu alguma sintaxe desse tamanho ou algum exercicio similar. Ainda assim estou tentando entender o que ele fêz. Na próxima aula quero saber se o nosso colega atua em alguma área de programação ou se ele aprendeu isso nessas poucas aulas que tivemos com vc. Se foi só com as suas aulas eu tiro o chapéu pra ele (e pra vc).
grato,
Paulo Roberto
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/26/2008 12:34:26 AM
|
|
jerry adriane oliveira costa
|
Olá, Maurício!
Fiz o exercício, porém, com o auxílio de um amigo.
A divisão não compilou, pode me ajudar?
algoritmo "Calculadora" // Função : // Autor : Jerry // Data : 25/5/2008 // Seção de Declarações var a:inteiro contador:inteiro Qvalores:inteiro B:vetor[1..5]de inteiro aux:inteiro inicio // Seção de Comandos escreval("Que deseja? (1)soma,(2)sub,(3)mult,(4)div") leia(a) escolha a ---------------------------------------------------- //Soma caso=1 contador<-1
escreval("Quantos valores a serem somados?") leia(Qvalores) escreval("Digite os valores a serem somados") //Loop para contador de 1 ate Qvalores faca leia(B[contador]) fimpara contador<-1 aux<-B[1] //Loop para contador de 1 ate Qvalores faca aux<-B[contador+1]+aux se contador=Qvalores entao interrompa fimse fimpara escreval("Total",aux) ---------------------------------------------------- //Subtração caso=2 contador<-1
escreval("Quantos valores a serem subtraídos?") leia(Qvalores) escreval("Digite os valores a serem subtraídos") para contador de 1 ate Qvalores faca leia(B[contador]) fimpara contador<-1 aux<-B[1] para contador de 1 ate Qvalores faca aux<-B[contador+1]-aux se contador=Qvalores entao interrompa fimse fimpara escreval("Total",aux) ---------------------------------------------------- //Multiplicação caso=3 contador<-1
escreval("Quantos valores a serem multiplicados?") leia(Qvalores) escreval("Digite os valores a serem multiplicados") para contador de 1 ate Qvalores faca leia(B[contador]) fimpara contador<-1 aux<-B[1] para Qvalores de contador ate Qvalores faca aux<-B[contador+1]*(aux) se contador=Qvalores entao interrompa fimse fimpara escreval("Total",aux) --------------------------------------------------- //Divisão caso=4 contador<-1
escreval("Quantos valores a serem Divididos?") leia(Qvalores) escreval("Digite os valores a serem Divididos") para contador de 1 ate Qvalores faca leia(B[contador]) fimpara contador<-1 aux<-B[1] para Qvalores de contador ate Qvalores faca aux<-B[contador+1]/(aux) se contador=Qvalores entao interrompa fimse fimpara escreval("Total",aux) outrocaso escreva("Sinto muito,sou limitado as 4 operações básicas.") fimescolha fimalgoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/28/2008 2:36:26 AM
|
|
Thiarles Garcia Dayrell
|
algoritmo "semnome" // Autor : Thiarles Garcia Dayrell R.A: 831987-1 var valor:vetor[1..5]de real resultado:vetor[1..5]de real operacao:vetor[1..4] de caractere opcao: caractere posicao1, posicao2, posicao3:inteiro n_1, n_3, n_4:inteiro inicio repita limpatela posicao3<-1 posicao1<-1 posicao2<-1 Escreval("_________________________________________________________________________________") Escreval(" ") Escreva("Quantos valores você deseja caucular (máximo 5 valores)? ") Leia(n_1) n_4<-n_1 escolha n_1 caso=2,3,4,5 Escreval("_________________________________________________________________________________") Escreval(" ") n_3<-n_1-1 Para posicao1 de 1 ate n_1 faca Escreval ("") Escreva ("Insira o ",posicao1,"º número: ") Leia(valor[posicao1]) Fimpara Outrocaso Limpatela Interrompa Fimescolha Escreval("_________________________________________________________________________________") Escreval("Escolha a operação matemática (/,*,+,-): ") Escreval(" ",valor[posicao2]) Para posicao3 de 1 ate n_3 faca posicao2<-posicao2+1 Leia (operacao[posicao3]) Escreval(" ",valor[posicao2]) Fimpara Escolha operacao[1] caso ="/" resultado[1]<- valor[1]/valor[2] caso ="*" resultado[1]<- valor[1]*valor[2] caso ="+" resultado[1]<- valor[1]+valor[2] caso ="-" resultado[1]<- valor[1]-valor[2] fimescolha Escolha operacao[2] caso ="/" resultado[2]<- resultado[1]/valor[3] caso ="*" resultado[2]<- resultado[1]*valor[3] caso ="+" resultado[2]<- resultado[1]+valor[3] caso ="-" resultado[2]<- resultado[1]-valor[3] fimescolha Escolha operacao[3] caso ="/" resultado[3]<- resultado[2]/valor[4] caso ="*" resultado[3]<- resultado[2]*valor[4] caso ="+" resultado[3]<- resultado[2]+valor[4] caso ="-" resultado[3]<- resultado[2]-valor[4] fimescolha Escolha operacao[4] caso ="/" resultado[4]<- resultado[3]/valor[5] caso ="*" resultado[4]<- resultado[3]*valor[5] caso ="+" resultado[4]<- resultado[3]+valor[5] caso ="-" resultado[4]<- resultado[3]-valor[5] fimescolha escreval(" ___") escolha n_4 caso =2 escreval(" ", resultado[1]) caso =3 escreval(" ", resultado[2]) caso =4 escreval(" ", resultado[3]) caso =5 escreval(" ", resultado[4]) fimescolha Escreval("_________________________________________________________________________________") Escreva("Gostaria de realizar outro calculo (s/n)? ") leia (opcao) ate opcao = "n" fimalgoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/29/2008 2:25:04 PM
|
|
Karla Raquel Dias
|
Mauricio do ceu ...esse ta osso duro!!!!
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 5/29/2008 8:07:51 PM
|
|
RICARDO
|
algoritmo "semnome" // Função : Calculadora. Apenas com as funçoes somar, diminuir, dividir e multiplicar de 2 a 5 números. // Autor : 884509-3 - Ricardo Santos Gomes // Data : 5/28/2008 // Seção de Declarações var valores:vetor[1..5] de real operacaoMatematica:caractere j:inteiro valorAcumulado:real
inicio escreval("Bem vindo a calculadora") escreval("Informe de 2 a 5 números e depois um dos operedadores: +, -, *, /")
para j de 1 ate 5 faca se j < 3 entao escreval("Informe o ",j,"o valor") senao escreval("Informe o ",j,"o valor. 0 para interromper.") fimse
leia(valores[j])
se (valores[j] = 0) e (j > 2) entao interrompa fimse
fimpara
escreval("Informe agora operaçao matemática")
repita escreval("Informe +, -, / ou *") leia(operacaoMatematica) ate (operacaoMatematica = "/") ou (operacaoMatematica = "*") ou (operacaoMatematica = "+") ou (operacaoMatematica = "-")
fimRepita
valorAcumulado <- valores[1] para j de 2 ate 5 faca se valores[j] > 0 entao escolha operacaoMatematica caso "/" valorAcumulado <- (valorAcumulado / valores[j]) caso "*" valorAcumulado <- (valorAcumulado * valores[j]) caso "+" valorAcumulado <- (valorAcumulado + valores[j]) caso "-" valorAcumulado <- (valorAcumulado - valores[j]) outroCaso valorAcumulado <- valorAcumulado fimEscolha fimse
fimpara
escreval("Resultado = ", valorAcumulado)
fimalgoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/2/2008 5:04:52 PM
|
|
Márcio Paulo Loiola
|
SEGUE....
algoritmo "EU FIZ SOZINHO, TO FICANDO BOM NISSO!" // Função : CALCULADORA // Autor : Eu sozinho, sozinho, sozinho.... hehehe... // Data : 31/5/2008 // Seção de Declarações var vet:vetor [1..5] de inteiro x, y:inteiro inicio escreval(" Bem vindo a calculadora!") escreval(" Digite qual a função desejada.") escreva(" (1)somar, (2)subtrair, (3)multiplicar, (4)dividir, (0)Para SAIR: ") leia (y) escolha y // SOMAR caso 1 escreva(" Digite quantos numeros quer somar: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva(" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao somar: real var total: real inicio para x de 1 ate x faca total <- total + vet[x] fimpara retorne total fimfuncao escreva(" O Total da soma é: ",somar) //SUBTRAIR caso 2 escreva(" Digite quantos numeros quer subtrair: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva(" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao subtrair: real var total: real inicio para x de 1 ate x faca total <- total - vet[x] fimpara retorne total fimfuncao escreva(" O Total da subtração é: ",subtrair) //MULTIPLICAR caso 3 vet[1] <- 1 //FOI ADICIONADO O VALOR 1 PARA QUANDO O USUARIO NÃO DIGITAR OS 5 VALORES vet[2] <- 1 //O RESULTADO NÃO SEJA = 0 NA MULTIPLICAÇÃO. vet[3] <- 1 vet[4] <- 1 vet[5] <- 1 escreva(" Digite quantos numeros quer multiplicar: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva(" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao multi: real var total: real inicio total <- 1 // SENÃO VAI DAR ZERO SEMPRE para x de 1 ate x faca total <- total * vet[x] fimpara retorne total fimfuncao escreva(" O Total da multiplicação é: ",multi) //DIVIDIR caso 4 vet[1] <- 1 //FOI ADICIONADO O VALOR 1 PARA QUANDO O USUARIO NÃO DIGITAR OS 5 VALORES vet[2] <- 1 //SENÃO DARÁ ERRO. vet[3] <- 1 vet[4] <- 1 vet[5] <- 1 escreva(" Digite quantos numeros quer dividir: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva (" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao divi: real var total: real inicio total <- vet[1] / vet[2] total <- total / vet[3] total <- total / vet[4] total <- total / vet[5] retorne total fimfuncao escreva(" O Total da divisão é: ",divi) caso 0 interrompa outrocaso escreval(" Desculpe! Somente as 4 operações basicas: + - * /") fimescolha fimalgoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/2/2008 5:06:50 PM
|
|
Márcio Paulo Loiola
|
algoritmo "EU FIZ SOZINHO, TO FICANDO BOM NISSO!" // Função : CALCULADORA // Autor : Eu sozinho, sozinho, sozinho.... hehehe... // Data : 31/5/2008 // Seção de Declarações var vet:vetor [1..5] de inteiro x, y:inteiro inicio escreval(" Bem vindo a calculadora!") escreval(" Digite qual a função desejada.") escreva(" (1)somar, (2)subtrair, (3)multiplicar, (4)dividir, (0)Para SAIR: ") leia (y) escolha y // SOMAR caso 1 escreva(" Digite quantos numeros quer somar: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva(" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao somar: real var total: real inicio para x de 1 ate x faca total <- total + vet[x] fimpara retorne total fimfuncao escreva(" O Total da soma é: ",somar) //SUBTRAIR caso 2 escreva(" Digite quantos numeros quer subtrair: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva(" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao subtrair: real var total: real inicio para x de 1 ate x faca total <- total - vet[x] fimpara retorne total fimfuncao escreva(" O Total da subtração é: ",subtrair) //MULTIPLICAR caso 3 vet[1] <- 1 //FOI ADICIONADO O VALOR 1 PARA QUANDO O USUARIO NÃO DIGITAR OS 5 VALORES vet[2] <- 1 //O RESULTADO NÃO SEJA = 0 NA MULTIPLICAÇÃO. vet[3] <- 1 vet[4] <- 1 vet[5] <- 1 escreva(" Digite quantos numeros quer multiplicar: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva(" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao multi: real var total: real inicio total <- 1 // SENÃO VAI DAR ZERO SEMPRE para x de 1 ate x faca total <- total * vet[x] fimpara retorne total fimfuncao escreva(" O Total da multiplicação é: ",multi) //DIVIDIR caso 4 vet[1] <- 1 //FOI ADICIONADO O VALOR 1 PARA QUANDO O USUARIO NÃO DIGITAR OS 5 VALORES vet[2] <- 1 //SENÃO DARÁ ERRO. vet[3] <- 1 vet[4] <- 1 vet[5] <- 1 escreva(" Digite quantos numeros quer dividir: ") Leia(x) para x de 1 ate x faca escreva (" Agora digite os numeros: ") leia (vet[x]) fimpara funcao divi: real var total: real inicio total <- vet[1] / vet[2] total <- total / vet[3] total <- total / vet[4] total <- total / vet[5] retorne total fimfuncao escreva(" O Total da divisão é: ",divi) caso 0 interrompa outrocaso escreval(" Desculpe! Somente as 4 operações basicas: + - * /") fimescolha fimalgoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/4/2008 12:56:26 PM
|
|
Márcio Paulo Loiola
|
Pô tira uma dessas respostas aí em cima.... na hora que respondi deu pau.... como nao sabia se tinha gravado respondi outra vez....
Mas EU FIZ SOZINHO..... MASSSSSAAAAAA...............
[]'s
Marcio
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/4/2008 5:18:45 PM
|
|
Frederico Duarte
|
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/5/2008 11:24:28 PM
|
|
Mauricio Junior
|
Prazo esgotado.
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/5/2008 11:44:45 PM
|
|
Mauricio Junior
|
teste
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/6/2008 6:19:45 PM
|
|
José Augusto Barbosa de Pinho
|
algoritmo "cal" // Função : // Autor : // Data : 6/6/2008 // Seção de Declarações var valor:vetor[1..5]de real // variavel vetor com cinco posições para receber os valores para calculo result:vetor[1..5]de real // variavel vetor com cinco posições para operação opera:vetor[1..5]de caractere // variavel para receber o sinal de operação multip,oper,opcao:caractere // variavel que representa o sinal da operação vtreta,vtpos,posic2:inteiro // variavel para acolher os valores digitados para calculo logic:inteiro
inicio logic<-1 enquanto logic<3 faca vtreta<-1 vtpos<-1 posic2<-2 escreval (" Informe os valores para calculos até cinco posições ") para vtreta de 1 ate 5 faca escreval (" ") escreva ("=> ",vtreta,"º valor para calculo : ") leia(valor[vtreta]) fimpara escreval (" ") escreval ("------------------------------------------------------") escreval ("Utilize apenas os sinais /, *, - ou + no campo abaixo:") para vtpos de 1 ate 4 faca escreval ("------------------------------------------------------") escreva ("Qual e a operação da ",vtpos,"ª para ",posic2,"ª posição: ") leia(opera[vtpos]) posic2<-posic2+1 fimpara escolha opera[1] caso="/" result[1]<-(valor[1]/valor[2]) caso="+" result[1]<-(valor[1]+valor[2]) caso="-" result[1]<-(valor[1]-valor[2]) caso="*" result[1]<-(valor[1]*valor[2]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha escolha opera[2] caso="/" result[2]<-(result[1]/valor[3]) caso="+" result[2]<-(result[1]+valor[3]) caso="-" result[2]<-(result[1]-valor[3]) caso="*" result[2]<-(result[1]*valor[3]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha escolha opera[3] caso="/" result[3]<-(result[2]/valor[4]) caso="+" result[3]<-(result[2]+valor[4]) caso="-" result[3]<-(result[2]-valor[4]) caso="*" result[3]<-(result[2]*valor[4]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha escolha opera[4] caso="/" result[4]<-(result[3]/valor[5]) caso="+" result[4]<-(result[3]+valor[5]) caso="-" result[4]<-(result[3]-valor[5]) caso="*" result[4]<-(result[3]*valor[5]) outrocaso escreval ("O sinal de operação ",opera[vtpos]," Inexistente") interrompa fimescolha limpatela escreval (" ") escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval (" ") escreval (" Como Foi Calculado os Valores Nas Seguintes Posições ") escreval (" ") escreval ("Expressão Numérica do Calculo => (",valor[1],opera[1],valor[2],")",opera[2],"(",valor[3],")",opera[3],"(",valor[4],")",opera[4],"(",valor[5],") = ") escreval (" ") escreval ("(",valor[1],opera[1],valor[2],") = ",result[1]) escreval ("(",result[1],opera[2],valor[3],") = ",result[2]) escreval ("(",result[2],opera[3],valor[4],") = ",result[3]) escreval ("(",result[3],opera[4],valor[5],") = ",result[4]) escreval ("_____________________________________________________________________________") escreval ("") escreval ("") escreval ("") escreval ("") escreval ("-----------------------------------------------------------------------------") escreval ("Resultado do Calculo é => ",result[4]) escreval ("-----------------------------------------------------------------------------") escreval (" ") escreval (" ") escreva (" Deseja Realizar outro Calculo Sim ou Não - use S OU N ? :") leia (opcao) se opcao="S" entao escreval ("") logic<-1 senao logic<-6 fimse limpatela fimenquanto fimalgoritmo // fim de algoritmo
|
|
|
|
|
Respostas
|
Data Resposta: 6/12/2008 3:59:54 PM
|
|
Thallyson
|
Algoritmo "calculadora"
// Autor : Thallyson Pereira Torres // Data : 19/05/2008 var valor:vetor[1..5]de real
resultado:vetor[1..5]de real
operacao:vetor[1..4] de caractere
opcao: caractere
posicao1, posicao2, posicao3:inteiro
n_1, n_3, n_4:inteiro
inicio
repita
limpatela
posicao3<-1
posicao1<-1
posicao2<-1
Escreval("_________________________________________________________________________________")
Escreval(" ")
Escreva("Quantos valores você deseja caucular (máximo 5
valores)? ")
Leia(n_1)
n_4<-n_1
escolha n_1
caso=2,3,4,5
Escreval("_________________________________________________________________________________")
Escreval(" ")
n_3<-n_1-1
Para posicao1 de 1 ate n_1 faca
Escreval ("")
Escreva ("Insira o
",posicao1,"º número: ")
Leia(valor[posicao1])
Fimpara
Outrocaso
Limpatela
Interrompa
Fimescolha
Escreval("Escolha a operação matemática (/,*,+,-): ")
Escreval(" ",valor[posicao2])
Para posicao3 de 1 ate n_3 faca
posicao2<-posicao2+1
Leia (operacao[posicao3])
Escreval(" ",valor[posicao2])
Fimpara
Escolha operacao[1]
caso ="/"
resultado[1]<-
valor[1]/valor[2]
caso ="*"
resultado[1]<-
valor[1]*valor[2]
caso ="+"
resultado[1]<-
valor[1]+valor[2]
caso ="-"
resultado[1]<-
valor[1]-valor[2]
fimescolha
Escolha operacao[2]
caso ="/"
resultado[2]<-
resultado[1]/valor[3]
caso ="*"
resultado[2]<-
resultado[1]*valor[3]
caso ="+"
resultado[2]<-
resultado[1]+valor[3]
caso ="-"
resultado[2]<-
resultado[1]-valor[3]
fimescolha
Escolha operacao[3]
caso ="/"
resultado[3]<-
resultado[2]/valor[4]
caso ="*"
resultado[3]<-
resultado[2]*valor[4]
caso ="+"
resultado[3]<-
resultado[2]+valor[4]
caso ="-"
resultado[3]<-
resultado[2]-valor[4]
fimescolha
Escolha operacao[4]
caso ="/"
resultado[4]<-
resultado[3]/valor[5]
caso ="*"
resultado[4]<-
resultado[3]*valor[5]
caso ="+"
resultado[4]<-
resultado[3]+valor[5]
caso ="-"
resultado[4]<-
resultado[3]-valor[5]
fimescolha
escreval(" ___")
escolha n_4
caso =2
escreval(" ", resultado[1])
caso =3
escreval(" ", resultado[2])
caso =4
escreval(" ", resultado[3])
caso =5
escreval(" ", resultado[4])
fimescolha
Escreva("Gostaria de realizar outro calculo (s/n)? ")
leia (opcao)
ate opcao = "n"
fimalgoritmo
|
|
|
|